Escoliose e tratamento conservador com exercícios específicos
Desvios Posturais e Tratamentos blog

Escoliose e tratamento conservador com exercícios específicos

 Dra. Débora Carla Por: Dra. Débora Carla

A escoliose é uma alteração postural tridimensional da coluna que afeta muitas crianças e adolescentes.  Esse componente tridimensional envolve basicamente um desvio lateral da coluna, rotação das vértebras e achatamento das curvaturas fisiológicas da coluna, a cifose torácica e lordose lombar. Costuma acometer mais meninas do que meninos, na pr

A escoliose é uma alteração postural tridimensional da coluna que afeta muitas crianças e adolescentes.  Esse componente tridimensional envolve basicamente um desvio lateral da coluna, rotação das vértebras e achatamento das curvaturas fisiológicas da coluna, a cifose torácica e lordose lombar. Costuma acometer mais meninas do que meninos, na proporção de 4:1.

Os procedimentos para tratar a escoliose variam de acordo com a gravidade de cada caso. Curvaturas de 0 a 10º na radiografia, não são consideradas escoliose, é indicado observar, para isso é preciso também que a curva consista apenas de um desvio lateral e sem rotação, esse paciente precisa de acompanhamento para saber se vai desenvolver ou não a escoliose. Nas curvaturas de 10 a 25º há a necessidade de exercícios específicos para a escoliose. De 26 a 45º o uso de colete ortopédico é indicado na fase de crescimento de crianças e adolescentes, associado com exercícios específicos. Curvas maiores que 45º o tratamento cirúrgico é indicado, o mesmo é indicado quando o fator de progressão é alto (paciente muito novo e com muita curvatura), quando o tratamento conservador não está surtindo efeito e a curvatura não para de aumentar.

Uma revisão sistemática publicada na Cochrane (rede global independente de pesquisadores, profissionais, paciente, cuidadores e etc.) mostra que exercícios específicos para a escoliose em adolescentes são mais eficientes que eletroestimulação, tração e só correção postural para regredir a progressão da curva.

Os exercícios devem buscar a autocorreção nos 3 planos, correção das contraturas quando presentes e autopercepção com exercícios proprioceptivos e táteis. Os exercícios de fisioterapia para o tratamento de escoliose são um trabalho de controle motor que vão proporcionar ao paciente um novo aprendizado daquela postura. O paciente é ensinado a realizar correções e manter a postura corrigida nas atividades cotidianas. A repetição dos exercícios em casa é de fundamental importância para automatização da postura corrigida. O sucesso do tratamento depende da educação do paciente e da colaboração/intervenção de seus familiares.