Volta às aulas: fisioterapeuta chama atenção a cuidados para evitar problemas de postura
Desvios Posturais e Tratamentos blog

Volta às aulas: fisioterapeuta chama atenção a cuidados para evitar problemas de postura

 Admin Por: Admin

Com a chegada do período de volta às aulas, é preciso retomar uma atenção especial para evitar problemas de postura em crianças e adolescentes. Além do tipo de mochila, os pais e responsáveis devem ficar atentos também ao peso que será carregado, ao condicionamento físico da criança e o meio de transporte até a escola.

Com a chegada do período de volta às aulas, é preciso retomar uma atenção especial para evitar problemas de postura em crianças e adolescentes. Além do tipo de mochila, os pais e responsáveis devem ficar atentos também ao peso que será carregado, ao condicionamento físico da criança e o meio de transporte até a escola. O uso inadequado, aliado a fatores genéticos e o estirão próprio da idade, podem resultar em sérios problemas posturais e em escoliose.


Quando não diagnosticado e tratado na infância ou adolescência de forma adequada, o desvio postural pode comprometer o paciente com alteração de amplitude de movimento e de desempenhos funcionais e ainda provocar deformidade óssea com artrose futura e outras desordens. Por isso, é importante o alerta para o cuidado com possíveis alterações posturais que aparecem, principalmente, nas fases de estirão.


De acordo com o fisioterapeuta e osteopata Pedro Ivo, especialista no tratamento de escolioses no Centro Vitta, é preciso estimular a forma correta de carregar a mochila, com apoio nos dois ombros ou em carrinhos. "Os principais estudos na área apontam que crianças que fazem uso do transporte público ou vão para a escola de bicicleta ou a pé, tendem a ter mais problemas relacionados as dores nas costas, um dos fatores que podemos relacionar é o tempo de permanência com a mochila. Por isso, sempre que possível, devem tirar a mochila das costas e apoiar em algum local", explica.

O profissional chama a atenção para o peso da mochila, que deve corresponder a até, no máximo, 10% do peso corporal. A exceção é no caso de adolescente que realiza exercícios físicos de forma regular, o que permite levar um pouco mais de peso. Pedro Ivo recomenda que a mochila seja arrumada diariamente somente com o que é necessário para o dia e que, se possível, que a escola disponibilize locais para armazenamento do material ou utilize ferramentas digitais, como e books.

Além de reclamações de dores nas costas, é importante atentar para altura dos ombros e posicionamento do quadril. "Um fator que costuma chamar a atenção é quando a criança está sempre com a roupa torta, esse desalinhamento pode ser reflexo de uma alteração postural", diz o fisioterapeuta.

Referência no cuidado da dor desde 2007, o Centro Vitta possui uma equipe multidisciplinar para tratar questões como problemas de postura e escoliose. "O tratamento é feito de forma individualizada em parceria de uma equipe multiprofissional. No contexto da Fisioterapia, é feita uma avaliação baseada em exames de imagem e testes funcionais que nos ajudam a entender o perfil do paciente e buscar os melhores exercícios, além disso, criamos uma rotina de treinos domiciliares orientamos as famílias em relação as atividades diárias, dando um suporte online. O tratamento da postura é algo relativamente difícil e é necessário dedicação e paciência, tanto da criança quanto da família", explica Pedro Ivo.

Sobre o Centro Vitta

O Centro Vitta é referência em Natal para o diagnóstico, tratamento e manejo da dor, com profissionais altamente especializados e capacitados. Na clínica, são aplicados os melhores métodos, com comprovação científica e reconhecimento internacional, para reestabelecer as capacidades funcionais de pessoas que sentem dores, segundo um contexto biológico, social ou psicológico, por meio de diagnóstico especializado, educação de hábitos, tratamento personalizado e atendimento humanizado.

Com uma equipe que reúne fisioterapeutas, médicos, cirurgiões, nutricionistas e profissional de educação física, a clínica oferece serviços como diagnóstico e tratamento da dor pelo método McKenzie, programa de manejo e tratamento de dor crônica persistente, reequilíbrio e educação em postura (REP), reabilitação para distúrbios da cabeça e pescoço, liberação miofascial manual, pilates clínico e funcional, treinamento funcional integrado clínico e médicos reumatologistas.

Material Publicitário - Equipe Centro Vitta Natal

-